Os negros no Brasil .

A escravidão ...

Blog de mulhermorena :Viagem ao Antepassado, A escravidão ...

 A escravidão pode ser definida como o sistema de trabalho no qual o indivíduo

(o escravo) é propriedade de outro, podendo ser vendido, doado, emprestado,

alugado, hipotecado, confiscado. Legalmente, o escravo não tem direitos: não pode

possuir ou doar bens e nem iniciar processos judiciais, mas pode ser castigado e

punido. 

 Não existem registros precisos dos primeiros escravos negros que chegaram ao

Brasil. A tese mais aceita é a de que em 1538, Jorge Lopes Bixorda, arrendatário de

pau-brasil, teria traficado para a Bahia os primeiros escravos africanos.

 Eles eram capturados nas terras onde viviam na África e trazidos à força para a

América, em grandes navios, em condições miseráveis e desumanas. Muitos

morriam durante a viagem através do oceano Atlântico, vítimas de doenças, de maus

tratos e da fome.

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Os escravos que sobreviviam à travessia, ao chegar ao Brasil, eram logo separados

do seu grupo lingüístico e cultural africano e misturados com outros de tribos

diversas para que não pudessem se comunicar. Seu papel de agora em diante seria

servir de mão-de-obra para seus senhores, fazendo tudo o que lhes ordenassem,

sob pena de castigos violentos. Além de terem sido trazidos de sua terra natal, de

não terem nenhum direito, os escravos tinham que conviver com a violência e a

humilhação em seu dia-a-dia.

 A minoria branca, a classe dominante socialmente, justificava essa condição através

de idéias religiosas e racistas que afirmavam a sua superioridade e os seus

privilégios. As diferenças étnicas funcionavam como barreiras sociais.

O escravo tornou-se a mão-de-obra fundamental nas plantações de cana-de-açúcar,

de tabaco e de algodão, nos engenhos, e mais tarde, nas vilas e cidades, nas minas e

nas fazendas de gado.

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Além de mão-de-obra, o escravo representava riqueza: era uma mercadoria, que,

em caso de necessidade, podia ser vendida, alugada, doada e leiloada. O escravo

era visto na sociedade colonial também como símbolo do poder e do prestígio dos

senhores, cuja importância social era avalizada pelo número de escravos que

possuíam.

A escravidão negra foi implantada durante o século XVII e se intensificou entre os

anos de 1700 e 1822, sobretudo pelo grande crescimento do tráfico negreiro. O

comércio de escravos entre a África e o Brasil tornou-se um negócio muito lucrativo.

O apogeu do afluxo de escravos negros pode ser situado entre 1701 e 1810,

quando 1.891.400 africanos foram desembarcados nos portos coloniais.

Nem mesmo com a independência política do Brasil, em 1822, e com a adoção das

idéias liberais pelas classes dominantes o tráfico de escravos e a escravidão foram

abalados. Neste momento, os senhores só pensavam em se libertar do domínio

português que os impedia de expandir livremente seus negócios. Ainda era

interessante para eles preservar as estruturas sociais, políticas e econômicas vigentes.


Ainda foram necessárias algumas décadas para que fossem tomadas medidas para

reverter a situação dos escravos. Aliás, este será o assunto do próximo item. Por

ora, vale lembrar que não eram todos os escravos que se submetiam passivamente à

condição que lhe foi imposta. As fugas, as resistências e as revoltas sempre

estiveram presentes durante o longo período da escravidão. Existiram centenas de

"quilombos" dos mais variados tipos, tamanhos e durações. Os "quilombos" eram

criados por escravos negros fugidos que procuraram reconstruir neles as tradicionais

formas de associação política, social, cultural e de parentesco existentes na África.

O "quilombo" mais famoso pela sua duração e resistência, foi o de Palmares,

estabelecido no interior do atual estado de Alagoas, na Serra da Barriga, sítio

arqueológico tombado recentemente. Este "quilombo" se organizou em diferentes

aldeias interligadas, sendo constituído por vários milhares de habitantes e possuindo

forte organização político-militar.

Blog de mulhermorena : Viagem ao Antepassado, Meus selinhos ... Continua !

Beijos ....


quinta 17 janeiro 2013 18:33 , em Os negros no Brasil .



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